PORTEFÓLIO

 

 

/ PERCURSO PROFISSIONAL

 

Começa a carreira como redactora na área da publicidade clássica. Em 1999, um convite da Novodesign para integrar o projecto da marca ONI Telecomunicações, projecto em que participa desde raiz, leva-a a interessar-se pela área de design e branding. Depois, passa e colabora com várias agências como a Young & Rubicam, DDB Lisboa, BRANDIA, BUG Advertising, DNA Y&R Brands, BBDO (projecto nova identidade MATEUS ROSÉ), Publicis e Terra Design (as três últimas como freelancer).

Actualmente, é estratega e consultora, desenvolvendo projectos na área da estratégia e conteúdos de comunicação sobretudo com agências de design/publicidade e clientes directos. Trabalhou recentemente na reinvenção de uma marca energética portuguesa, REN, e na análise e estratégia de marcas de um grupo lusoangolano, Prébuild, como consultora estratégica para a Havas Design +.

Colabora regularmente com a TAG Worldwide. É membro da Global Branding Network da brandsymbol.

Fez a licenciatura em Engenharia Publicitária pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, e mais recentemente o Mestrado Executivo em Gestão de Marcas, pelo INDEG/ISCTE, Lisbon Business School.

 

 

/ PROJECTOS

 

1. REN

Análise e Reinvenção de Marca/Havas Design Lisboa

 

ren1ren2

 

Tempos diferentes exigem pensar diferente. A mudança a nível mundial do negócio de “transmissão de energia” e a estratégia de negócio 2010-2016  exigiam uma reflexão da REN enquanto marca. Tornou-se necessário analisar a marca actual REN e apontar possíveis caminhos futuros, bem como acompanhar a evolução dos tempos e corresponder de um modo consistente e diferenciador ao seu novo e extenso espectro de actuação/estratégia de negócio – privatização, internacionalização, especialização no planeamento/gestão inteligente do transporte de energia. Este foi o ponto de partida para um processo de análise à marca com o seu público interno que passou por entrevistas em profundidade, pesquisa online e ateliês de marca. Após 2 meses de processo, chegou-se a uma pista reveladora que marcou a nova estratégia, a REN mais do que hardware (infraestruturas) é software (conhecimento). Daí, chegou-se à ideia central: a REN é uma especialista nas energias do futuro.

http://www.ren.pt/

 

 

2. PRÉBUILD

Análise e Estratégia de Marcas Grupo/Havas Design Lisboa

 

prebuild3prebuild5

 

Em plena fase de internacionalização, sobretudo para mercados como o Brasil, França e Colômbia, o Grupo Luso-Angolano Prébuild necessitava de uma análise da sua marca holding e do seu portefólio de empresas.  Devido a um crescimento recente primordialmente por aquisições de empresas externas ao Grupo,  maioritariamente na área da indústria e construção, era necessário criar um fio condutor e uma lógica de arquitectura de marca que desse consistência à filosofia empresarial do grupo e suas diversas empresas adquiridas. Assim, foi desenvolvida a análise e estratégia para 14 marcas, a primeira das quais a marca holding, Grupo Prébuild, sob dois modelos de arquitectura: submarca descritiva, para empresas que partilhassem o nome Prébuild como Prébuild Alumínios, Prébuild Sports, Prébuild Engenharia, e endosso de credibilidade para as marcas adquiridas como a Levira, Viúva Lamego, Ceramic, Keratec, Goldcer, Porama e Izibuild.

http://www.prebuild.com/

 

 

3. OPCA

Concurso para Reinvenção de marca/Brandia

opca3opca2

 

Proposta de reinvenção de marca e reposicionamento da OPCA, empresa de construção (actualmente OPWAY). Análise de mercado, concorrência e nova proposta de posicionamento. Perante um período de mudança no mercado de construção para um alargamento de competências e a novos serviços, bem como a expansão para mercados internacionais, propôs-se a ideia central “Engineering the future”, inspirado nas suas valências-chave e sobretudo nas suas obras idiomáticas de engenharia como a pala do Pavilhão de Portugal, imaginada por Siza Vieira e possibilitada pela engenharia da OPCA. Mais do que uma empresa de construção, a OPCA surgiu, assim, como um facilitador de projectos, tornando possível o imaginário, o que é difícil, ou mesmo impossível, a nível de engenharia. O futuro será desenhado e materializado pela OPCA.

http://www.opway.pt

 

 

4. FCT

Análise e Reinvenção de marca/Brandia

 

fct3fct1

 

Numa altura de grande mudança no mercado da educação, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa precisava de recuperar o fôlego, liderar essa mudança na sua área de especialidade e sobretudo ganhar novos alunos. De um contexto de adquirir conhecimento passou-se para um de aplicação desse conhecimento e, sobretudo, de garantir oportunidades de aplicabilidade – leia-se passagem garantida para o mercado de trabalho. Na análise, constatámos que a FCT tinha características únicas como a abordagem emocional à ciência, em que os seus alunos e professores são uns verdadeiros apaixonados pela ciência e tecnologia, conseguindo contagiar e criar realmente o bichinho pela ciência e a taxa de empregabilidade dos seus alunos é alta. A FCT surgiu, assim, como um motor, uma rede promotora de relações pessoais e profissionais, como uma experiência que marca e estrutura a vida. Daí, chegou-se à ideia central  “Incubadora de talentos”, como um princípio da expansão do universo pessoal e profissional de cada aluno.

http://www.fct.unl.pt/

 

 

5. DAMÁSIO

Reinvenção de marca/AFábrica

damasio1damasio2

 

A José Damásio dos Santos, Lda, empresa consolidada no mercado da construção civil na região do Algarve, havia-se fundido com  a empresa Imodamásio, especialista na mediação imobiliária. Com esta mudança, precisava de comunicar o seu novo posicionamento, reforçar a sua presença no mercado e consolidar o Grupo. Optou-se por um novo nome agregador para o Grupo, Damásio, e uma ideia central e uma nova identidade que reflectissem melhor a essência da marca: “a dedicação ao bem-estar do cliente”.

 

 

 

6. TOPSPAS

Reinvenção de marca/Cliente directo

 

topspas3topspas2

 

A TopSpas é uma consultora de Spas vocacionada para empresas que querem criar e gerir Spas. A partir deste ponto de vista, desenvolveu-se a ideia central de “Tailored Spacialists”, criando essa categoria e território exclusivo para a marca: é a marca que faz spas por medida para clientes empresariais que querem proporcionar aos seus clientes finais experiências de spa únicas e inesquecíveis.

http://www.topspa.pt/

 

 

7. TIVOLI HOTELS & RESORTS

Comunicação e Activação de Marca/DNA Y&R Brands

 

tivoli7tivoli6

 

tivoli5

 

 

Criação de conteúdos online e offline para a marca Tivoli Hotels & Resorts e seu portefólio de hotéis: brochuras institucionais e mice’s, naming para novos serviços e eventos (Skybar, Hotel Tivoli Lisboa; festas temáticas), promoção de novos serviços e hotéis. A ideia central subjacente a todas estas peças de comunicação foi “Experience More”, onde os hotéis e os seus serviços surgiam como facilitadores de experiências únicas e intransmissíveis.

http://tivolihotels.com/pt

 

 

8. ANCROIL

Concurso para Identidade de Marca Nova Petrolífera Angolana/Illusive Design Studio

ancroil3ancroil1

 

Vocacionada para promover a mobilidade, o humanismo e o desenvolvimento nacional, esta nova referência no mercado petrolífero angolano desafiou a Illusive para criação de uma nova marca com uma identidade que reflectisse a sua essência e se diferenciasse da concorrência. A partir dos valores da marca, sugerimos a ideia central “Motor de Natureza, Prosperidade e Humanismo” para dar forma à existência desta nova marca no mercado angolano. Uma marca sustentável, dinamizadora que faria “mover Angola”, literalmente.

 

 

 

9. VINIPORTUGAL

Concurso para Linguagem gráfica e visual agregadora/Bug Advertising

viniportugalbug5viniportugalbug7

 

Criada em 1997, a VINIPORTUGAL é uma associação interprofissional que promove os vinhos, aguardentes e vinagres portugueses no mercado interno e em mercados internacionais. Tendo vindo a desenvolver desde a sua fundação vários materiais para apoiar a sua presença no ponto de venda à medida das necessidades do momento, em 2007 abriu um concurso com o objectivo de uniformizar a sua comunicação nos canais on-trade e off-trade. Solução? Criámos uma proposta agregadora visual e gráfica sob o mote “Vinhos Portugueses. Mais do que diferentes, uma revelação”. Esta revelação e consistência fez-se através de elementos do património gráfico da marca (lacre e cornucópias) criando um universo diferenciador e singular para uns vinhos que têm muito para descobrir em diversas ocasiões. Um novo talento do velho mundo, um famoso desconhecido para conhecer e apreciar.

http://www.viniportugal.pt/

 

 

10. SLOGGI

Concurso para Presença da marca Festival Rock’in Rio/Bug Advertising

 

t shirt pinSTAND SLOGGI

 

Are you wearing your Sloggi or… you’re just pleased to see me?, podia ser a pergunta que inspirou esta proposta de activação de marca no Festival Rock’in Rio 2008.  O objectivo era criar uma presença que chamasse a atenção do público mais jovem do festival (é um festival com uma carácter muito familiar), gerasse word-of-mouth e consolidasse o território da marca. Associando-se a novas manifestações sociais – o mob, os movimentos de “contágio” como Free Hugs – sugerimos um evento que movimentasse “imensas minorias” e que chegasse aos ouvidos de muita gente a partir do mote “As (tuas) Sloggi são para se ver”.

http://www.sloggi.com

 

 

11. PARQUE DOS PINHEIROS

Concurso para Empreendimento Imobiliário/DNA Y&R Brands

 

parquepinheiros4parquepinheiros9

 

Desenvolvimento de Estratégia de Marca e Comunicação para novo empreendimento situado na Margem Sul de Lisboa do Grupo Alves Ribeiro (actualmente comercializado como Quinta do Pinhão). Este empreendimento destinava-se a um público que gosta de viver em comunhão com a natureza, mas sem descurar as comodidades da vida contemporânea, acessibilidades e infra-estruturas de apoio- lazer, comércio e sociais. Criou-se a ideia central da marca/conceito do empreendimento “Urbe Natura”, viver em plena natureza com todos os confortos da modernidade, posicionamento, personalidade e identidade da marca, bem como a estratégia de comunicação do empreendimento.

 

http://www.quintadopinhao.pt

 

 

 

12. ERISTOFF, BACARDI/MARTINI

Activação de Marca/DNA Y&R Brands

 

 

eristoff8eristoff2

 

Criação de conceito e comunicação para a vodka Eristoff. Inspirado no local de origem do vodka, Geórgia, e o sob mote “Eristoff takes to the land of the wolf” desenvolvemos uma comunicação baseada no folclore e mitologia da marca para os pontos de contacto com o público. Em cada copo de Eristoff (o sabor original da terra do lobo) há uma longa história para contar que nos remete para locais mágicos onde habitam lobos e múltiplas lendas…

http://www.eristoff.com/

 

 

 

close